SEFAZ RS – Nota Fiscal Eletrônica → www.fazenda.rs.gov.br – VEJA

A Sefaz RS, sigla para Secretaria do Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul, é uma instituição pública responsável por gerenciar os gastos do Governo Estadual. A entidade também é responsável pela gestão da dívida pública, sendo encarregado pela arrecadação de impostos e a distribuição dos valores arrecadados para as secretarias relacionadas aos tributos.

Através do site da instituição é possível realizar uma série de atividades, tais como realizar a emissão de 2 via de guias de pagamento, emitir notas fiscais eletrônicas e obter uma série de outras informações sobre suas atividades como gestora pública do Governo de RS.

No conteúdo a seguir, contaremos um pouco mais sobre a história da Sefaz Rio Grande do Sul, desde sua fundação aos dias atuais e, adiante, em ensinaremos como acessar o site e utilizá-lo para emitir Nfe. Saiba mais:

O que é a Sefaz RS?

Formada no ano de 1890, as áreas de competência da Secretaria de Fazenda do Estado de Rio Grande do Sul, são as seguintes:

Sefaz RS


01. Administração tributária, ou seja, ela é responsável por definir o valor que será pago pelos contribuintes;


02. Programação financeira e liberação de recursos orçamentários;


03. Administração da dívida pública, inclusive sendo responsável pela transparência dos gastos; criar políticas de estímulos fiscais e uma série de outras atividades.


O seu atendimento é realizado através de suas sedes fiscais espalhadas pelo estado do RS. Por meio de seu site oficial é possível obter ajuda e esclarecer todas as possíveis dúvidas por meio dos canais de autoatendimento.

Para a cidadão comum, a instituição é útil para atualizar as informações do contribuinte, tirar 2ª via de impostos (como o IPVA, por exemplo) e obter informações sobre impostos e suas taxas. Para empresas, o site da secretaria é útil para emitir notas fiscais eletrônicas, emitir o ICMS e uma série de outras necessidades.

No conteúdo a seguir, mostraremos como acessar o site da Sefaz Rio Grande do Sul de duas formas bastante simples. Continue lendo para aprender.

Site Sefaz RS www.sefaz.rs.gov.br

No site da Sefaz RS será possível realizar várias atividades, como nós já citamos nesse artigo. Contudo, muitos contribuintes não sabem disso.

Sefaz RS

Para ajudá-los nesse momento, nós elaboramos uma guia básico mostrando como é possível acessar de duas formas diferentes. Tanto pelo computador, de maneira tradicional, quanto pelo Google, a alternativa inteligente.

Tudo pronto? Então continue lendo para saber mais:

  • Através do computador:

Sefaz RS

Essa é a maneira mais tradicional de acessar o site do Sefaz RS. O primeiro passo a ser dado é abrir o seu navegador predileto. Caso esteja com o navegador aberto, abra uma nova aba e na barra de endereços, digite: www.fazenda.rs.gov.br e espere a página carregar completamente para poder visualizar todos os itens da página.

A navegação do site é realizado por meio do menu localizado no canto direito. Explore as opções e clique nas alternativas relacionadas a sua procura. No final da página, há uma série de links com muitas informações acerca da Secretaria de Fazenda, sua história, obrigações etc.

  • Através do google:

Sefaz RS

Muitas vezes, ficamos impedidos de utilizar o navegador da maneira tradicional (digitando um endereço no navegador) por diferentes motivos. Como alternativa, a maneira mais rápida de acessar um site é através do maior buscador do mundo, o Google. Confira a seguir o passo a passo:

Abra o navegador e digite www.google.com.br no caso do Chrome não é necessário. No campo de buscas, digite “sefaz rs” e clique em ir. Veja as opções e clique na opção que apresentar esse endereço www.fazenda.rs.gov.br. Espere a página carregar e pronto!

Nota Fiscal Eletrônica

Com o intuito de obter um maior controle sobre os gastos das empresas da região, assim como facilitar a emissão desses documentos, a Sefaz RS criou a nota fiscal eletrônica – também conhecida como NF-e.

Saiba mais sobre o assunto nos tópicos a seguir:

Sefaz RS

  • O que é?

A Nota Fiscal Eletrônica é um serviço online oferecido através do site da secretaria do estado com o intuito de possuir mais controle das operações realizadas pelas empresas da região. Para as empresas, a ferramenta facilita a operação de emitir notas sobre produtos e/ou serviços.

Apesar de ainda não ser obrigatória para todas as áreas de atuação, a NF-e será tendência a medida que sua utilização for se incorporando na cultura fiscal das empresas e empreendedores.

  • Como funciona?

O seu funcionamento é muito simples: a empresa gerará um arquivo eletrônico com todas as informações fiscais da operação realizada, sendo assinada digitalmente pelo emissor para garantir a autoria do documento. Essa nota fiscal eletrônica será emitira para a Sefaz RS que deverá validar o arquivo e devolver, assim, um protocolo de recebimento para a empresa emitente, concedendo a Autorização de Uso.

Depois de receber a NF-e, a Sefaz disponibilizará o documento para consulta de todos os interessados. Serão necessárias obter 4 validações para poder emitir a nota fiscal eletrônica, que são: Assinatura Digital, Formato de Campos, Numeração de NF-e e Emitente Autorizado.

No site da Secretaria de Fazenda é possível obter mais informações a respeito. Confira a seguir!

  • Site

No sita da NF-e há uma série de informações importantes acerca da emissão eletrônica. Nessa página, será possível esclarecer todas as dúvidas relacionadas ao assunto, além da possibilidade de consultar qualquer nota fiscal eletrônica recebida no estado do Rio Grande do Sul.

Para acessar o site, visite: www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFEindex.aspx e espere a página carregar completamente. Entre as opções, é possível consultar o extrato de uma nota, visualizar exemplos de mensagens, consultar o extrato do contribuinte e muito mais.

Caso tenha ficado com alguma dúvida específica a esse assunto, deixe um comentário para que possamos te ajudar.

Endereço e Telefone Sefaz RS

A melhor maneira de esclarecer as dúvidas relacionadas aos tributos, taxas e qualquer outro assunto é por meio de um atendimento personalizado. Por isso, é muito importante conhecer os melhores canais de comunicação com a instituição.

  • Telefone: (51) 3214-5550 / 0800 541 2323.
  • Endereço: R. Pinheiro Machado, 2621 – São Pelegrino, Caxias do Sul – RS, 95020-172.

A Sefaz RS é a instituição responsável por gerenciar os gastos públicos, recolher tributos e uma série de outras atividades fiscais importantes para a sociedade. No conteúdo de hoje, mostramos um pouco mais sobre a história da entidade, como acessar o seu portal e realizar uma série de serviços online, como realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o Sefaz Rio Grande do Sul, não se esqueça de deixar um comentário com suas questões para que a gente possa te ajudar. Gostou do artigo? Então compartilhe-o em suas redes para que mais pessoas se inteirem acerca desse assunto, também!

Deixe um Comentário